Carpivara - Blog

Número de espelho na CNH: saiba para que serve e onde encontrá-lo

número espelho cnh

Quando olhamos a nossa Carteira Nacional de Habilitação, podemos nos confundir com a quantidade de informações diferentes presentes nela. Algumas são claras e identificáveis. Contudo, há outras que são menos solicitadas e um pouco mais difíceis de entender, como o número de espelho da CNH.

Por se tratar de um número de identificação em um documento pessoal, não é possível utilizá-lo em uma consulta veicular ou ao consultar renavan pela placa. No entanto, ele serve para averiguar dados do condutor.

Sendo assim, continue a leitura para entender melhor a funcionalidade dessa informação e quando ela pode ser necessária!

Afinal, o que é número de espelho na CNH?

Muitos condutores, podem não saber identificar o número espelho da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), pois ele é raramente solicitado.

Então, por mais que várias informações básicas estejam presentes nesse documento para identificar o condutor, alguns números pouco usuais podem gerar diversas dúvidas. Mas como estão ali indicados, é mais provável que tenham alguma utilidade, não é mesmo?

Portanto, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) determina, pelo art.4º, inciso II, da Resolução Nº 886, de 13 de dezembro de 2021 que o número espelho da CNH compõe-se por 9 caracteres mais um dígito verificador de segurança.

Essa mesma resolução é responsável por regularizar as especificações, produções e expedições de todas as carteiras de habilitação do país.

Número de espelho na CNH: para que serve?

A Resolução Nº 886 do Contran, é regulada pelo órgão máximo da União, que identifica cada espelho de Carteiras Nacionais de Habilitação expedidas. 

Então, segundo o órgão, o número de espelho da CNH serve como uma segunda forma de identificação nacional dos condutores. 

Ou seja, é mais uma forma de verificar a autenticidade da documentação. Por isso, em todo território nacional é possível consultá-lo para obter informações a respeito do proprietário do documento.

Onde encontro o número de espelho da CNH?

Embora o número espelho da CNH não seja solicitado aos condutores com muita frequência, ele é exigido em alguns procedimentos e documentos. Por isso, é importante saber como identificá-lo. 

Então, assim como muitas outras pessoas, talvez você nunca tenha nem ouvido falar dessa informação. Afinal, não há uma indicação clara na própria carteira de habilitação, seja na versão física ou digital.

Contudo, não há nenhuma complexidade em encontrá-lo. Trata-se de um número composto por 9 caracteres e 1 dígito verificador. Um fator de confusão pode ser o fato de que esses 10 números ficam juntos e não há a separação do dígito verificador por hífen.

Além disso, ele está presente tanto na parte da frente quanto na parte de trás da CNH, sempre do lado esquerdo e na posição vertical. 

O que dá para consultar com esse número?

Como você viu, de acordo com as diretrizes do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), o número espelho da CNH é o segundo número de identificação nacional do condutor. 

Isso quer dizer que, em caso de solicitação em qualquer um dos estados brasileiros, como em uma abordagem policial, por exemplo, você, na posição de condutor, deve apresentá-lo para acesso às suas informações.

Contudo, é importante ressaltar que o primeiro número de identificação nacional é o número de registro, presente na parte da frente da CNH.

Então, todas as carteiras de habilitação emitidas no Brasil seguem o mesmo padrão, de acordo com o que diz a Contran. Portanto, em qualquer UF (Unidade Federativa) que você fizer o documento, ele deverá conter dados que o validem em todo o território nacional.

Quais os outros dados presentes na nova CNH?

Desde o início do mês de junho de 2022, os Detrans (departamentos estaduais de trânsito) passaram a emitir o novo formato das Carteiras Nacionais De Habilitação. Assim, o intuito da mudança é diminuir a ocorrência de fraudes e falsificações.

Contudo, a adequação ao novo padrão somente é obrigatório quando a validade do seu documento expirar ou em casos em que ele for perdido ou furtado.

Então, para aumentar a segurança, o novo modelo da carteira de habilitação conta com gráficos similares aos das notas de dinheiro, tinta fluorescente que brilha no escuro, hologramas, QR Code e itens que só podem ser vistos com uma iluminação ultravioleta.

Além disso, confira as principais informações contidas nesse documento, além do número espelho da CNH:

  • Dados pessoais: informações pessoais de cada condutor, como nome, número de identidade, CPF, nome dos pais e data de nascimento;
  • Número de registro: é o primeiro número de identificação nacional, composto por 9 caracteres e 2 dígitos verificadores de segurança;
  • Data da 1ª habilitação: dia, mês e ano da primeira habilitação do condutor;
  • Validade: data de renovação da CNH;
  • Categoria: indica qual o tipo de veículo o condutor é habilitado a dirigir, sendo A, B, C, D ou E;
  • Local e data de emissão: cidade, estado, dia, mês e ano da emissão da CNH;
  • Número do Renach: número do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), composto pela sigla da Unidade Federativa expedidora do documento e 9 números seguidos;
  • Código numérico de validação: código de segurança composto pela sigla da Unidade Federativa expedidora do documento e 9 números seguidos e posicionado logo abaixo da data de emissão.

Agora que você já sabe o que é o número de espelho na CNH, conheça a Carpivara

A partir de agora, caso você precise parar em uma blitz ou qualquer outro tipo de operação, em que o um oficial peça o número espelho da CNH, você saberá exatamente como identificá-lo e o que poderá ser consultado a partir dele.

Isso porque, como essa não é uma situação muito comum, as pessoas podem ficar nervosas sem saber o que dizer ou como agir sob pressão. 

De toda forma, é de extrema importância que, além de estar tudo certo com a sua CNH, o seu veículo não tenha nenhuma pendência. E para se certificar disso, basta realizar uma consulta veicular com a Carpivara. 

Dessa forma, você terá dados importantes sobre a procedência do automóvel, sinistros, histórico, leilões débitos pendentes e muito mais.

E para acompanhar mais conteúdos informativos como este, continue no Blog da Carpivara!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *