Existem diversas opções para motoristas que procuram a aquisição de veículos de forma barata, e um desses caminhos é o carro de leilão. Mas como funciona um leilão?
Se você já ouviu as palavrinhas “Dou-lhe uma! Dou-lhe duas! Dou-lhe três!”, pois bem, essa frase é o ultimato para alguém apresentar uma oferta maior daquele produto leiloado, é basicamente o que acontece com um carro de leilão.
Como entrar em um leilão de carro

Antigamente, era necessário você comparecer ao evento presencialmente, informar suas documentações pessoais, então sentar no local e esperar o leiloeiro no palco falar o valor e o produto do seu interesse.
Mas com a ascensão digital os tempos mudaram, o acesso para comprar carros de leilão pode ser realizado de forma online o que garante mais segurança e rapidez em um processo que antes era bem burocrático.
E quais são os melhores sites?
O principal e mais recomendável site são os leilões do Detran, os cadastros são geralmente bem fáceis e requisitam na maioria das vezes seu nome, CPF e endereço.
Deixando claro que o cadastro pode variar de acordo com o seu Estado, já que o Detran de cada região possui um processo diferente de inscrição para a candidatura do carro de leilão.
De onde saem os carros de leilão do Detran?

Todos esses carros possuem uma história anterior para estar lá, então um carro em perfeitas condições é um sonho, já que os principais motivos são de carros participaram de um acidente e foram dados como inválidos. Mas isso também inclui veículos abandonados, ou que sofreram apreensão por algum motivo judicial.
Além do Detran, existem outras instituições que disponibilizam leilões de veículos.
Seguradoras também leiloam
Quando ocorre um sinistro com o veículo, muitas seguradoras optam por dar como perda total, pois o custo de reparo seria maior do que o valor de mercado. Esses veículos entram para leilão em seguida.
“Mas se o carro tá inválido, quem vai querer comprar isso?” Existem diversos motivos para comprar um carro sem necessariamente dirigir ele, como: reclicagem dos materiais, colecionar carros ou até mesmo o conserto dos veículos para reutilização ou revenda.
E instituições financeiras também estão nessa!

Nesses leilões é mais provável encontrar carros em boa qualidade, afinal, o leilão de carro em uma instituição financeira é… por motivos financeiros! Resumindo, pessoas que não conseguiram pagar o financiamento do carro ou colocaram como garantia de empréstimo acabam eles apreendidos pela instituição.
Claro, que por se tratar de carros com maior qualidade, o valor inicial do leilão será um pouquinho mais salgado do que nas outras modalidades.
Apareceu aquele carro interessante e falta pouco para você levantar a mão pedindo o carro… Mas é claro que vem aquela cisma do histórico do veículo. Por que ele está lá? Todos os documentos estão realmente certos? Não tem nenhum problema com as informações de cadastro? Não vou passar por mil burocracias comprando esse carro?
São mil perguntas em uma resposta para decidir se o carro de leilão é perfeito para você ou não: a consulta Carpivara.
Com essa consulta, você sai do leilão com a certeza de se o carro é perfeito para você ou não. Por isso, garanta agora a consulta completa e de preço bem acessível.