Você está dirigindo em uma noite escura e chuvosa, estrada na qual é necessário forçar muito para ver, quando de repente… Um carro em alta velocidade bate no seu. A gravidade da tragédia pode ser relativa, mas muito pode ser evitado graças a existência dos testes de colisão.
Para que são os testes?
Os testes de colisão são realizados para assegurar a sua vida caso ocorra algum acidente. Portanto, o foco tem como garantir que o carro funcione futuramente? Sim, mas primariamente a vida do motorista e dos passageiros.
Por isso, se por um acaso você se acidentar e o airbag for acionado, saiba que esse foi um recurso de segurança muitas vezes testado para assegurar que você não sofra uma sequela permanente ou vá a óbito.
Quem cuida desses testes?
A instituição que cuida dos testes de colisão é a Latin NCAP. Essa instituição faz parte da FIA Foundation e tem como objetivo promover a segurança do trânsito na América Latina e o Caribe.
A Latin NCAP só teve seu início em 2010, pois antes disso a unidade da Argentina era responsável pelo território latino.
O funcionamento dessa instituição não tem objetivo nenhum fim financeiro, pois visa de forma social contribuir para que o trânsito seja mais seguro.
Para avaliar diversas situações que possam ocorrer no meio do trânsito, não dá para se assegurar em apenas um tipo de batida, por isso eles realizam diversos utilizando dummies (bonecos de teste) dentro de um carro para analisar a potência dos impactos e a assertividade do recurso de proteção.
Colisão frontal

Esse é o principal teste de colisão entre todos, pois as chances de comprometer o motorista no impacto são grandes.
Nesta modalidade, a Latin NCAP posiciona um dummy no banco de motorista e outro no passageiro, após isso, o carro avança em uma velocidade de 64km/h contra um objetivo estável.
Após isso, a Latin NCAP avalia os danos causados nos bonecos de teste com sensores embutidos neles.
Colisão Lateral

Seguindo a lógica da frontal, o carro dessa vez apenas recebe o impacto por uma plataforma na sua lateral, também com a velocidade de 64km/ h.
Da mesma forma, a Latin NCAP avalia o dummy para análise dos impactos.
Teste de capotamento

Este teste de colisão já é bem diferente dos demais. Nessa modalidade o carro acelera na velocidade de 96 km/h e inclina em um ângulo de 27 graus para executar o “capote”.
Como de costume, após o capote, se checa o estado dos bonecos de testes e do carro.
Sistemas de segurança

Nos dias atuais, existem diversos recursos essenciais para a proteção do motorista e dos passageiros. A Latin NCAP recomenda o uso essencial de carros com airbags, freio ABS e controle de estabilidade.
Aliás, a instituição dá uma nota nos testes de colisão para todos os veículos avaliados, com mínimo de zero estrelas e máxima de cinco.
Portanto, uma dica para você que preza ao máximo por segurança no trânsito e quer comprar o seu veículo, é checar quais carros estão com boa noite no site da Latin NCAP. Lá eles atualizam frequentemente os resultados.
Garanta que seu carro não seja seguro apenas contra acidentes, mas também contra qualquer multa indevida no nome dele. Faça uma consulta agora com a Carpivara.