Carpivara - Blog

Vazamento de óleo: Saiba como lidar e resolver essa situação

Vazamento de óleo é uma preocupação grande a se monitorar, principalmente se estiver no meio da estrada. Perceber que seu carro está deixando um rastro de óleo pela estrada deve ser desesperador para os motoristas, mas todo este medo pode ser resolvido seguindo alguns passos.

Identificando o Vazamento de Óleo

Para conseguir resolver o problema, é necessário primeiramente identificar de onde vem o vazamento de óleo. 

Por isso, urgentemente vá procurar a origem olhando embaixo do seu carro. Não é difícil identificar, já que a cor do óleo de motor é geralmente escura e se destaca fácil quando comparada com a cor de outros líquidos do carro. 

Se você tiver problema com o cheiro do óleo ou até mesmo inseguranças a respeito de cuidar da região de vazamento, uma boa opção pode ser um mecânico para o conserto.

Como ocorrem os vazamentos? 

Diversos problemas mecânicos podem ser identificados como justificativa do vazamento de óleo. Portanto, a manutenção de algumas peças presentes no carro são de extrema importância. 

Os casos mais recorrentes para vazamentos acontecerem são juntas desgastadas, panos de óleo danificados e bujão de dreno solto. Devido isso, talvez nessa situação seja melhor  também consultar um mecânico, já que ele tem mais propriedade para resolver esses problemas. 

Resolva o quanto antes possível 

O vazamento de óleo é praticamente uma bomba relógio, principalmente quando falamos da durabilidade do seu motor que pode acabar até mesmo parando de funcionar caso esse problema não seja resolvido. 

Aliás, a função do óleo é justamente lubrificar as partes internas presentes no seu motor e com a sua ausência essa funcionalidade pode ficar desgastada. 

Vazou óleo no meio da estrada?

No mínimo vazamento de óleo que você notar enquanto dirige, é necessário que você pare imediatamente. Pois como dito anteriormente, utilizar um motor sem o óleo para lubrificar pode causar sequelas permanentes na peça. 

Então, nessa situação é recomendável checar a gravidade do vazamento para averiguar se é possível o conserto de forma mais tranquila, mas caso seja um vazamento de óleo em grande quantidade, talvez seja melhor consultar um serviço de reboque. 

Consertando por alguns minutos

Quer conseguir um tempo extra e chegar em algum lugar para consertar? Existem algumas opções para isso.

 Apesar de não contribuir definitivamente para o conserto, produtos que selam a região de vazamento do óleo podem contribuir por um bom tempo até leve para uma oficina, por exemplo. 

Importante ressaltar que este produto é para uso temporário, por isso, não se garanta com o uso contínuo dele pois a qualidade do seu motor continua a deteriorar pouco a pouco. 

Evite que aconteça mais vezes

A melhor maneira de lidar com vazamentos de óleo é preveni-los. Mantenha uma rotina regular de troca de óleo e faça verificações periódicas sob o capô do seu carro. A manutenção preventiva é a chave para evitar surpresas desagradáveis na estrada.

Quando se tem um carro, precaver é uma palavra constante para que o vazamento não ocorra em um momento inoportuno. 

Então, é essencial uma rotineira troca de óleo sempre, além da checagem contínua das condições do seu motor. Muitas vezes, consultar um mecânico pode te ajudar de melhor a identificar um problema antes de acontecer e também a conhecer melhor a anatomia do seu carro. 

No final, a manutenção de um veículo envolve tudo, de conforto, peças internas e até informações. Neste sentido, você pode utilizar a consulta da Carpivara para ter total segurança em um desses temas. Garanta agora a sua consulta e não saia perdendo! 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *