Carpivara - Blog

Inteligência Artificial nos carros: o que muda?

A Inteligencia Artificial é inegavelmente um dos assuntos do ano, isso se deve a facilidade para uso pessoal até o impacto no mundo profissional, ameaçando algumas profissões. Mas e o mundo dos carros, qual será o legado das IA’s nesse sentido?

A tecnologia dos carros já alcançou avanços automáticos bem antes da chegada da inteligência artificial neles, por isso, a tendência é que os avanços de recursos sejam maiores ainda em sistemas como assistência ao motorista ou de carros automatizados.

Evoluindo ainda mais

Atualmente, o efeito gradativo das Inteligências Artificiais entrou ainda mais na vida dos carros, principalmente nos Sistemas de assistência ao motorista, acionando um raciocínio mais efetivo por parte da máquina em situações de frenagem automática emergencial, controle de cruzeiro adaptativo e manutenção de faixa.

Com essa medida, a expectativa é de maior evolução nos próximos anos e contribuir muito para que os acidentes de trânsito por todo o Brasil tenham números bem reduzidos.

Motorista para quê?

Carros autônomos já são uma ideia bem antes da ascensão da Inteligência Artificial, e se o plano é facilitar a vida dos cidadãos e substituir o que uma pessoa faria por você, talvez em um futuro próximo já não precisemos mais dirigir.

Por outro lado, um outro debate surgiria nesta situação, já que a automatização motorizada significa a ameaça aos motoristas de aplicativo. Para uma melhor definição sobre isso, cabe aguardar respostas de grandes empresas que podem impactar o cenário.

Carros com IA podem virar negócio

Seguindo a linha do tema anterior, empresas já projetam negócios envolvendo essas inteligências nos veículos. Marcas como a EmbraerX, Waymo e a 99, já estão com projeções para utilizar estes carros de forma comercial.

Ao que parece, o plano da 99 é reduzir o número de motoristas humanos, com seu projeto 99 Autonomous, que prometeu que até 2025 será lançado no Brasil. Algumas poucas pessoas já utilizam o Autonomous na China, mas ainda em fase de testes.

Outro ponto que o motorista pode adorar, é o avanço na manutenção preventiva, já que o carro por si só pode ficar preparado para um imprevisto, solicitando uma ajuda ou até mesmo quem sabe resolvendo na hora.

Carros autônomos serão comuns?

Uma mudança na indústria brasileira já é nítida, com a chegada dos carros híbridos e elétricos no território. Portanto, não é de se surpreender se o próximo passo for a predominação de carros como uma cultura global.

Falando ainda sobre carros elétricos, a predominância desse tipo de carro pode se tornar definitiva, já que um carro automatizado dificilmente teria a necessidade de combustível, contribuindo ainda mais no impacto do ecossistema.

Barreiras do avanço das IA’s

Apesar da facilidade dos serviços utilizando a inteligência artificial em um carro, sabemos que mesmo hoje em dia a execução não é sempre correta. Fatores como escrita, criação de imagens, questões de lógica mesmo com IA’s que contribuem com isso, não chegam a efetividade da capacidade humana.

Devido a isso, a recomendação é que mesmo com um futuro carro com serviços de IA, fique atento. Máquinas não têm ouvido humano e muitas vezes entendem de uma forma muito “literal”.

Uma barreira nessa questão também podem ser as regulamentações de trânsitos do governo. Em 2022, o governo federal publicou a Portaria Interministerial nº 1.092, que estabelece regras para o desenvolvimento e a operação de carros autônomos no país, que são:

  • O carro deve ser equipado com um sistema de direção autônoma que atenda aos requisitos de segurança estabelecidos pela portaria.
  • Registro do veículo no Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).
  • Dispositivo que permite ao motorista assumir o controle do carro em caso de emergência.

A Inteligência Artificial é uma máquina que te dá todas as “respostas”, mas nem sempre uma resposta efetiva. Para isso, serviços como a consulta de veículos Carpivara podem ser efetivos.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *