Carpivara - Blog

Airbags Takata: o maior recall da história automotiva

O que acontece quando aquele que supostamente deveria te proteger acabar se tornando seu “inimigo”? Esse é o caso dos Airbags Takata. Hoje, conheceremos a história do equipamento que gerou um momento histórico no mundo automotivo com o maior número de recalls criados. Mas quem são os responsáveis, quais foram os problemas relacionados a esse equipamento, e como evitar esse tipo de problema em um futuro? Nós te orientamos sobre tudo nesse artigo do Carpivaral.  

O que são os Airbags Takata?

Os airbags Takata tiveram relevância no mercado por serem utilizados por diversas montadoras em todo o mundo. Eles deveriam garantir a segurança dos ocupantes dos veículos, mas algo deu errado. A Takata Corporation, não tiveram efetividade na questão prioritária dos seus equipamentos que é justamente a proteção do motorista no veículo. Futuramente, este erro impactaria de forma drástica a empresa. 

O problema dos Airbags Takata

O defeito nos airbags Takata está relacionado ao uso de um propelente químico que, com o tempo, pode se degradar devido à exposição a altas temperaturas e umidade. Isso resulta em explosões que quando acionados, lança estilhaços de metal no interior do carro e colocando em risco a vida dos ocupantes. Mais de 100 milhões de veículos foram afetados em todo o mundo, e infelizmente, várias mortes foram atribuídas a esse problema.

Por isso, para entender melhor a gravidade do problema, é importante conhecer como os airbags funcionam. Eles são projetados para inflar rapidamente em caso de colisão, protegendo os ocupantes do veículo de impactos severos. Para saber mais detalhes, confira este artigo sobre o funcionamento dos airbags.

Recalls e a Takata Corporation

Quando um problema como este entra em vigência, o procedimento padrão é emitir um recall, onde o fabricante pede para os proprietários de veículos levarem seus carros a um serviço autorizado para reparo ou substituição da peça defeituosa. No caso dos airbags Takata, muitos motoristas não sabem que seus veículos afetaram-se e que podem estar em risco. Portanto, verificar se o seu veículo está presente neste recall ou em algum outro tipo é sempre importante.

Caso você possua um veículo que possa estar equipado com airbags Takata, é vital agir imediatamente. Verifique o número do chassi (VIN) do seu carro para identificar se ele faz parte do recall. Esse processo realizado-se pela própria plataforma do Carpivara, na qual te informa exatamente quais recalls estão pendentes em seu veículo. 

A multa por não executar o recall do airbag Takata varia conforme a legislação local, alguns locais aplicada ao proprietário em outros á concessionária. Além disso, a seguradora pode recusar a cobertura em caso de acidente, e o proprietário pode enfrentar responsabilidade civil. Consulte o Detran ou um advogado especializado para mais detalhes.

É importante sempre verificar todas as coisas dentro do veículo, abordando não apenas os airbags, mas as informações do veículo. Para isso, a Carpivara disponibiliza uma consulta assertiva do que você precisa saber para manter seu carro livre de futuros incidentes. Consulte agora!

Por fim, os airbags Takata são um lembrete de que, mesmo com as melhores intenções, problemas podem surgir, e é responsabilidade dos proprietários de veículos garantir que seus carros sejam seguros. Fique atento e mantenha-se informado!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *