Carpivara - Blog

Bateria arriada: o que fazer para não perder a viagem

O terror de todo carro é a aparição repentina da bateria arriada. Imagine o cenário; você está prestes a dirigir para um lugar de urgência, gira a chave, pronto para partir e… silêncio puro. 

Mas relaxa, estamos aqui para evitar esse pesadelo na sua vida. Siga algumas dicas e saiba como acabar com esses inconvenientes e curtir a estrada tranquilamente. 

O que é uma bateria arriada? 

A bateria do carro é a peça que oferece a energia inicial de partida do motor, sendo extremamente crucial para o funcionamento do veículo. 

Consideramos uma bateria arriada, quando ela está com mal funcionamento em sua carga, isso pode ser resultado de usos excessivos como lanternas, recursos de música, entre outros. 

Por isso, o monitoramento de quanto você utiliza da sua bateria é fundamental. Evite utilizar excessivamente os recursos que o seu carro oferece para que o pior não aconteça quando você menos espera. 

1. Use as “Chupetas”

Se você é muito leigo sobre carros, neste momento você deve estar pensando “Como é que usar chupeta vai me ajudar?” Mas calma, estamos falando de outros tipos de chupetas, é um cabo que pega a energia de um lugar e transfere para outro. 

Neste caso, a energia seria retirada de um outro carro, portanto, agora é a hora de checar quem são os verdadeiros; chame um amigo seu e peça um pouquinho de energia do carro dele emprestado.

 Em sequência, conecte o cabo vermelho no ponto positivo e o preto no negativo. Obviamente, o carro com energia deve ser ligado primeiro para transferir a energia e depois de alguns minutos o outro é ligado.

É recomendado que você deixe o motor ligado por alguns minutos após o processo para recarregar a bateria por um tempo. 

2.  Tenha um Carregador Portátil

Hoje em dia, existem meios mais fáceis de recarregar a bateria arriada. E se tem um power bank para celular, por que não um para carro também? Pois bem, hoje é possível utilizar um carregador portátil.

A recomendação é que você guarde sempre no carro, pois no pior dos cenários da bateria dando defeito no meio da estrada, o carregador portátil pode ser o seu anjo da guarda.

Para recarregá-lo é fácil: conecte a tomada do isqueiro do carro e aguarde um tempo. Em alguns minutos a mágica está feita. 

3.  Empurrão da galera 

Esse é um clássico para resolver a bateria arriada. Você provavelmente já viu ou participou do coletivo de pessoas empurrando um carro, mas essa técnica só é possível em carros manuais. 

Chame uma galera para empurrar e coloque-o na segunda marcha, conforme o carro vai se movimentando ligue a ignição e solte a embreagem prontamente. Se funcionar, ótimo! Mas se não, é recomendável não tentar de novo para não danificar a embreagem. 

4.  Revezamento: Usando o Ponto Morto

Se não tiver nenhum pessoal para ajudar, uma boa opção é o revezamento da bateria. 

Gira a chave até sentir o carro ligado, assim que ligar, deixe o carro em ponto morto e dê uma acelerada bem de leve. 

Esse processo deve ser repetido algumas vezes até que a bateria arriada receba uma energia suficiente para “acordar” e funcionar novamente.

 Previna-se para Não Cair Nessa Armadilha

Nada estraga mais o clima de uma viagem do que uma bateria arriada, mas a boa notícia é que existem soluções simples e ao alcance de todos. Seja prevenido, mantenha seu carro em dia com revisões periódicas e não deixe a bateria entrar na lista de esquecidos.

E se for para ter uma bateria arriada, que não seja já antes da compra. Portanto, se você procura por um novo carro e tem dúvidas sobre o desempenho da bateria, a Carpivara te ajuda a pegar informações profundas do veículo e descobrir a procedência dele. Garanta já sua consulta! 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *