Segundo informações do jornalista Marco Bello Jr., da Rádio Transamérica, a BYD, fabricante chinesa de carros elétricos, está negociando um patrocínio com o Corinthians. O acordo envolveria os naming rights do centro de treinamento do clube, localizado na zona leste de São Paulo.
Os valores envolvidos no negócio ainda não foram divulgados, mas a expectativa é que sejam milionários. A BYD está investindo forte no mercado brasileiro e o Corinthians é uma das marcas mais populares do país.
A parceria seria positiva para ambas as partes. A BYD ganharia uma exposição nacional e o Corinthians teria uma fonte de receita importante. Além disso, a parceria poderia ajudar a popularizar os carros elétricos no Brasil.
O Corinthians tem uma das maiores médias de torcedores do Brasil, com cerca de 32,2 milhões de apoiadores, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), atrás apenas do Flamengo, com 45 milhões.
Se a parceria for confirmada, será a primeira vez que uma empresa de carros elétricos patrocina um time de futebol Brasileiro.
Benefício para as duas partes

É inegável a popularidade do Sport Club Corinthians Paulista no Brasil, e por isso pode ser um grande negócio para a BYD. O time contém uma grande mídia e pode ser a porta de entrada para gerar interesse da população brasileira, e principalmente de São Paulo, que é a população com mais veículos do Brasil, segundo IBGE.
Já o benefício para o Corinthians seria o crescimento não só nacional, mas Internacional que a BYD tem alcançado nos últimos tempos, se tornando uma sensação nos últimos meses.
Valores especulados

Os valores da negociação até o momento são astronômicos. A BYD tem como oferta a compra do naming rights do CT do Corinthians por um valor de R$ 20 milhões de reais por ano. O contrato teria uma duração de 10 anos no total, totalizando R$200 milhões até o final dele.
O único empecilho para alteração do nome do CT Joaquim Grava é a negociação do time com a Toyota, que ainda não teve conversas finalizadas. Por isso, a disputa segue acirrada entre as duas empresas automotivas.
Marcas de carro e o futebol Brasileiro

O negócio da BYD e Corinthians não é algo diferenciado, falando de uma forma geral. Diversos times de futebol já tiveram acordos com marcas de carros. A diferença nesse sentido, seria que a BYD é a primeira marca que promove carros elétricos, especificamente.
Anteriormente, já houveram parcerias como Chery e Santos em 2013, Fiat com Cruzeiro e Atlético Mineiro, Chevrolet com os rivais do Grenal. Mas não só na questão de carros elétricos esse acordo ultrapassa em exclusividade, os valores acertados até o momento são maiores do que qualquer um já feito dentre esses citados acima.
Mas ainda assim, o acordo não foi devidamente oficializado, portanto só resta aguardar um anúncio oficial de alguma das instituições que esteja tudo estabelecido… Quem sabe, com essa parceria o “time do povo” não deixa o carro elétrico com um precinho mais popular, não é mesmo?