Ter o carro clonado é uma enorme dor de cabeça, tanto para quem está com o carro original quanto para quem está com o carro clonado. E para piorar a situação, há ainda vários dados que podem ser clonados além da placa.
É comum que certificados como o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, e o CRV (Certificado de Registro do Veículo), conhecido anteriormente como DUT, também sejam clonados.
É por isso que existem alguns cuidados que devem ser tomados antes de adquirir um carro usado ou seminovo, para evitar acabar caindo em um golpe perigoso como esse e ter problemas com a lei.
Então, para saber se o carro é clonado e entender tudo sobre a clonagem de veículos, separamos esse conteúdo completo para você. Confira!
O que é um carro clonado?
O carro clonado é um carro que possui os dados copiados de outro carro. Ou seja: é do mesmo modelo, mesma cor e tem as mesmas características de um outro carro que foi comprado de maneira legalizada.
Esse tipo de golpe é feito por muitos motivos, como, repassar veículos roubados por meio de venda, ou até mesmo ser utilizado para algum fim ilícito como fuga de criminosos.
Não importa a finalidade do golpe, quem tem o seu veículo clonado passa por muitos transtornos. O primeiro deles é comprovar que o veículo em questão de fato teve seus dados clonados.
Também é preciso ter muita cautela na hora de comprar um veículo seminovo e fazer toda checagem possível de documentação antes de efetuar o pagamento.
Como funciona o golpe
O golpe do carro clonado geralmente começa com o roubo de um veículo que precisa ter os seus dados alterados. Então, um outro carro com as mesmas características é escolhido e tem seus dados copiados.
A numeração do chassi do veículo roubado é raspada, a placa alterada e os certificados de licenciamento e registro são incorporados.
É comum que quem tenha seu carro clonado só consiga entender que caiu nesse golpe depois de receber notificações de multas em locais que nem mesmo passou com o seu veículo.
Muitos dos criminosos que clonam carros escolhem veículos de outras cidades e estados, para que a identificação seja mais difícil.
Como identificar um carro clonado
Antes de tudo, para não cair no golpe do carro clonado, sempre investigue o local e a origem do carro que você quiser comprar, caso seja um seminovo. Desconfie sempre de preços que estão abaixo do mercado.
Uma das atitudes mais recorrentes nesse tipo de crime é a tentativa de repassar o veículo o mais rápido possível. Procure garagens de procedência, com bom histórico de vendas e sempre pesquise com outros compradores do local.
A seguir, vamos te ajudar a saber mais sobre como se proteger contra fraudes que incluem a clonagem de carros:
Peça os documentos originais
Tenha sempre em mãos os documentos originais do seu veículo. E se deseja comprar um seminovo, peça imediatamente após a transação todos os documentos originais e cheque junto aos órgãos competentes se eles valem.
Não aceite nenhum tipo de recibo rasurado, ou cópia autenticada. Peça sempre os originais sem exceção.
O mesmo acontece com as peças do carro. Sempre desconfie de trocas importantes e prefira os veículos que tenham maior quantidade de peças originais e sem alterações.
Verifique o chassi
O chassi é o primeiro item que os criminosos vão alterar para dificultar qualquer identificação. Então, sempre que for comprar um veículo, certifique-se de que o chassi não passou por nenhum tipo de alteração.
Etiquetas e placas
As placas originais dos veículos sempre estão com um lacre inviolável. Quando um carro é clonado, ele pode estar sem esse lacre, ou até mesmo aparentar uma placa disforme ou incompatível com a idade do veículo e a data de emplacamento informada.
Consulta profissional
É fundamental saber exatamente tudo sobre o veículo que se deseja adquirir. Afinal de contas, comprar um carro é um investimento e tanto.
Por isso, consulte sempre todo histórico do veículo com a Carpivara e tenha acesso não só a procedência dele, mas como também tudo que ele já passou e que pode diminuir o valor de mercado como batidas e outros acidentes.
Verifique todos os dados do veículo. É importante saber exatamente tudo que aconteceu com ele e desconfiar de informações incongruentes, como atividade do carro em mais de uma cidade ao mesmo tempo.
Se prevenir na compra é o melhor jeito de não cair em nenhum problema que envolva carro clonado.
Como consultar se um carro seminovo é clonado
Para saber se o carro que você deseja comprar é clonado, é necessário ter acesso não só aos documentos originais do veículo, como também dados e informações anteriores. É preciso identificar e analisar situações que incluam acidentes e multas, para entender se existe algum tipo de duplicidade.
A Carpivara é especialista no exame de dados de veículos e pode te ajudar a ter acesso a todas as informações que vão garantir a segurança da sua compra. Não deixe de conferir e de ter todas as informações necessárias sobre seu novo veículo.
Deixe a Carpivara investigar para você!
O golpe do carro clonado pode tanto afetar quem deseja comprar um veículo seminovo, quanto quem já está com o seu há muito tempo.
Em ambas as situações, a melhor forma de se prevenir é tendo acesso aos dados do veículo na íntegra. Saber quais multas ele recebeu, quais situações de acidente ele esteve envolvido e o histórico de donos faz toda a diferença.
Se você desconfia que seu veículo ou futuro veículo foi clonado, acesse o site da Carpivara e faça uma consulta completa. Tenha segurança nas informações coletadas e evite maiores dores de cabeça no futuro!
E para saber mais sobre como evitar golpes, ter acesso às informações mais importantes dos seus veículos, acompanhe o Blog da Carpivara.