Carpivara - Blog

Carro de frota: saiba como avaliar e comprar veículos para a empresa

Carro de frota CAPA

Realizar a compra correta de um carro de frota é um passo essencial para oferecer um serviço de qualidade e garantir o bom desempenho dos seus motoristas. 

Assim, com veículos de melhor qualidade, é possível obter resultados mais expressivos, evitar acidentes e quebra de processos devido a falhas mecânicas. 

Além disso, por meio de uma consulta veicular antecipada é possível reduzir o número de multas por irregularidades e aumentar a vida útil desses meios de transporte.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você saiba como adquirir os melhores carros para a frota de veículos da sua empresa.

Confira!

Como avaliar e comprar um carro de frota?

Comprar um carro de frota semi-novo pode ser um ótimo negócio, pois, dessa forma, você tem acesso a preços mais baixos do que os do mercado de veículos novos. Consequentemente, você constrói uma frota mais completa.

Então, para realmente fazer um bom negócio ao adquirir um veículo como esse, saiba como comprar um carro de frota usado com as dicas a seguir!

Avalie a lataria

O primeiro passo para avaliar um carro de frota é conferir sua lataria. Normalmente, essa é mesmo a primeira atitude que se tem ao ver um carro pela primeira vez. Afinal, a presença de marcas na pintura e amassados demonstram falta de cuidado com aquele bem.

Ainda, o ideal é não realizar essa primeira avaliação em dias de chuva, pois as gotas de água podem esconder imperfeições na carroceria. 

Além disso, a melhor parte do dia para essa etapa é a manhã. Nesse horário, a luz do sol está mais fraca e, à noite, as luzes artificiais podem mascarar algumas imperfeições.

Confira os encaixes das peças

É preciso realizar a avaliação eficiente de um carro de frota usado sem pressa, pois muitos detalhes devem ser observados. Por isso, atente-se ao encaixe adequado das peças.

As portas, por exemplo, devem se fechar perfeitamente, sem desníveis ou barulhos estranhos. O mesmo serve para o capô e para o porta-malas

Portanto, além de analisar apenas com o olho, passe a mão nos vãos das portas. Assim, caso você identifique um espaçamento maior em um dos lados, esse pode ser um forte sinal de acidentes anteriores.

Uma boa dica para essa parte do processo é abrir a tampa do porta-malas e conferir o estepe. Como ele fica em um local do carro um pouco mais difícil de consertar, batidas traseiras costumam deixá-lo ovalado ou amassado.

Teste a parte elétrica

Os componentes elétricos são responsáveis por grande parte das dores de cabeça com a manutenção de um veículo. Muitas vezes, esses reparos exigem que você encontre mão de obra especializada e podem custar mais caro.

Por isso, antes de comprar um carro de frota, teste toda a parte elétrica. Então, abra e feche todos os vidros, ligue o ar condicionado, confira as travas, os limpadores, as telas, computador de bordo e todos os itens tecnológicos que o modelo oferecer.

Além disso, é essencial verificar o funcionamento das luzes do carro, como os faróis, lanternas, setas, pisca-alerta e luzes internas. Esses componentes, inclusive, podem gerar multas quando estão apresentando defeitos.

Verifique o desgaste dos pneus

Os pneus funcionam como bons termômetros para se ter uma noção do nível de cuidado com um carro de frota ao longo do tempo. Analisando da maneira correta, o estado de conservação dos pneus pode dizer muita coisa.

Por exemplo, se os pneus estiverem com a parte interior mais gasta do que a exterior, ou vice e versa, quer dizer que há algum erro no balanceamento, alinhamento ou suspensão.

Ainda, outro ponto importante é o padrão recomendado pelo fabricante. Todo o conjunto deve seguir as mesmas especificações. Se cada unidade for de uma marca e de um lote diferente, o antigo proprietário não manteve um bom padrão de qualidade e revisão.

Confira a mecânica

Conferir a mecânica de um carro de frota usado é um passo básico que deve ser realizado antes de fechar negócio. Assim, apenas ligando o motor já é possível identificar alguns problemas. Portanto, desconfie se o carro demorar a pegar, se sentir cheiros fortes ou se alguma luz diferente acender no painel.

Outra atitude simples é verificar a vareta de óleo. Ela deve marcar uma quantidade de óleo entre as linhas indicativas. A falta de óleo é extremamente danosa ao conjunto mecânico com um todo. 

Por isso, um carro que roda nessas condições tem muita probabilidade de apresentar defeitos. Por outro lado, o excesso de óleo também traz malefícios à vida útil do veículo.

Faça um test-drive

Depois de analisar o veículo usado, antes de torná-lo um carro de frota, recomendamos que você faça um test-drive. Afinal, muitas vezes o olho humano não consegue captar todas as imperfeições do veículo.

Por isso é tão importante testar o comportamento do carro durante um trajeto curto. De preferência passe por ladeiras, e algumas ruas levemente irregulares. Assim, os pequenos defeitos serão amplificados.

Ainda, procure barulhos internos e externos com atenção redobrada. Para isso, evite fazer o percurso conversando demais e desligue o som. Esse é um momento de avaliação do veículo e poderá ser a sua única chance de fazê-lo.

Vai comprar carro de frota? Então puxe a Carpivara

Então, você viu que é totalmente possível realizar a boa compra de um carro de frota usado. Para isso, você deve se atentar a detalhes estéticos na carroceria, ao encaixe correto de todas as peças e, inclusive, verificar as condições do conjunto de pneus.

Além disso, deve procurar por falhas mecânicas desde o momento em que você ligar o carro até o final do percurso em um test-drive.

Contudo, para ter a completa certeza de que está fazendo um bom negócio a Carpivara realiza consultas detalhadas de dados e histórico veicular. Dessa forma, você tem acesso a todas as informações necessárias para ter mais segurança em sua compra. Ainda, acompanhando o Blog da Carpivara, você fica por dentro de tudo que está relacionado à compra e venda segura de automóveis!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *