Pensando em trocar de carro? A gente sabe que a dúvida entre carros elétricos e híbridos está aí, pairando como uma nuvem carregada de tecnologia e decisões. Vamos destrinchar esse assunto e entender o que torna essas máquinas tão especiais.
Primeiramente, é importante enfatizar que a chegada da BYD fez com que esse tema se tornasse mais forte no Brasil. Hoje, a empresa já conta com uma linha de carros sendo fabricados e vendidos no território.
Carros Elétricos: A Revolução Silenciosa no Asfalto
Vamos começar pelos “queridinhos da vez”, os carros elétricos. Bem ligados a uma pegada mais progressista do mundo automotivo, a idéia de um carro elétrico é maravilhosa: nenhum pingo de gasolina ou diesel, apenas eletricidade.
Esses carros são alimentados por baterias que você pode carregar na sua boa e velha tomada de casa. É a combinação perfeita entre sustentabilidade e praticidade.
Zero emissões é o lema desses carros, contribuindo para um planeta mais feliz e menos poluído. E tem mais, eles são silenciosos e por isso deixam claro que além da poluição ambiental também preservam a sonora.
Carros Híbridos: O Relacionamento Complicado com Combustíveis
Agora que você pegou qual o conceito de um carro elétrico, ainda deve ecoar na sua cabeça o que é um carro híbrido. Pois bem, um carro híbrido é nada mais nada menos que a fusão de um carro elétrico com um carro movido a combustão.
O conceito desse carro é perfeito para quem ainda está “em cima do muro” a respeito da efetividade de carros, já que você ele é um carro que adere a versatilidade funcionar a sua escolha – com apenas velocidade, ou apenas combustível, ou até intercalar com cada um, aí vai do seu momento.
Sem dúvida uma das vantagens principais na questão do híbrido quando comparado ao elétrico é a flexibilidade. Portanto, na falta de um, você terá o outro. A bateria está descarregando? Use sua reserva de combustível para continuar nas estradas. Combustível nas últimas? Chegou a hora de mostrar o porquê ele é chamado de híbrido.
De certa forma, isso atinge diretamente não só a longevidade do seu carro na estrada mas também a sua economia, porque você claramente terá menos custos nesse processo.
Impacto ambiental
Segundo um estudo realizado pela IEA (Agência Internacional de Energia), a previsão é que a aderência a carros elétricos continue em todo mundo.
O crescimento até o momento registrou uma crescente de 25% nas vendas de carros elétricos apenas no primeiro trimestre do ano de 2023.
Até o final deste ano, a instituição prevê a venda de uma média de 14 milhões de carros, impulsionada por essa crescente na cultura.
Como resultado, essa mudança seria bem significativa para cidades como São Paulo, que possui um número bem chamativo de pessoas com problemas respiratórios no território paulista, com um aumento de 33% neste ano de 2023.
Por isso, a adoção de carros elétricos e híbridos pode ter um impacto significativo na redução da poluição do ar e das emissões de GEE (Gases de efeito estufa) e consequentemente na saúde do cidadão brasileiro.
Sabemos que até o momento os valores estão bem salgados. Mas a revenda está por aí e logo logo você pode achar um semi-novo por um valor que encaixe no seu bolso. Quando achar, não pense duas vezes: faça uma consulta Carpivara.