Um dos princípios básicos para o movimento do carro é o funcionamento do motor, e para o funcionamento dele, você precisa de combustível.
Hoje, existem diversos tipos de combustíveis, mas umas das discussões maiores é a respeito do Combustível Comum e Combustível aditivado, pois ambos tem seus pontos fortes e fracos.
O que é um combustível aditivado?
Para explicar melhor o conceito de combustível aditivado, utilizaremos o exemplo da gasolina, que é um combustível líquido derivado do petróleo e composta por uma mistura de hidrocarboneto, que são compostos químicos formados exclusivamente por átomos de hidrogênio e carbono.
Toda essa composição contribui com uma queima dentro do motor para que o carro possa acelerar. Nisso, estamos falando do conceito da gasolina comum. Mas aí vem a questão do combustível aditivado.
O combustível aditivado contém similaridade com o tipo comum mas tem composições adicionais, por isso chamado de “aditivado”. Os compostos populares em um combustível aditivo são:
- Detergentes e dispersantes;
- Melhoradores de Octanagem;
- Antioxidante;
- Lubrificantes;
- Estabilizadores;
- Inibidores de corrosão.
Portanto, são basicamente compostos focados na limpeza do seu motor e na fluidez do funcionamento do seu veículo.
Quais os benefícios da limpeza do combustível aditivo?
A limpeza propriamente dita já é um grande benefício para o seu veículo num todo, mas um fator atrativo para todo motorista é o custo de manutenção.
Imagine a situação: você tem o seu carro e utiliza sempre gasolina comum nele, e com o passar do tempo, você percebe que o desempenho vai mudando e o consumo de combustível se torna maior.
O porquê disso? Os resíduos deixados pelo combustível comum vão afetar o desempenho dele, com a chance de uma queima irregular do combustível que resulta na necessidade de mais gasolina do motor.
Aí que o diferencial de um combustível aditivado entra, pois o custo consertando o seu motor pelos danos causados de um combustível comum, nem sequer existiriam com um aditivado, já que o objetivo dele é justamente manter a durabilidade do motor.
Revezamento entre combustível aditivado e comum
Essa opção não é recomendada para os motoristas para o efeito da gasolina aditivada fluir no seu motor, o uso deve ser frequente.
O efeito do aditivo não é imediato, mas sim gradativo, pois caso você tenha usado o combustível comum no seu carro, a fluidez total de funcionamento só vai ser nítida dentro de uns 3 meses.
O combustível aditivado é para qualquer carro?
Na maioria dos casos, sim. É bem raro achar algum carro que não se adeque ao combustível aditivado, já que as composições são próximas do combustível comum.
Mas mesmo assim, é importante sempre ler o manual do proprietário para se guiar bem dos efeitos que esse combustível pode causar no seu veículo.
No final, o maior empecilho para a aquisição da gasolina aditivada é o preço. Já que geralmente a aditivada é alguns centavos mais cara que a gasolina comum, como neste mês de novembro o valor atual da aditivada é de R$5,99 por litro e a comum está R$ 5,82, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
Cuidados no seu veículo devem ser importantes em todos os sentidos. Desde desempenho do motor, conforto, documentações ou pesquisa sobre pendências do veículo.
Por isso, a Carpivara te oferece uma consulta que te ajuda a ter certeza que não é só o seu motor que vai ficar limpo, mas a ficha do seu carro também!