Carpivara - Blog

Tudo que você precisa saber antes de comprar moto usada

Você sabe como comprar moto usada? Muitas pessoas têm o desejo de adquirir um veículo próprio, seja apenas para curtir um momento de lazer aos finais de semana ou utilizar como meio de transporte para o trabalho.

Mas antes de comprar uma moto usada, uma das primeiras coisas que o condutor deve fazer é analisar as alternativas que o mercado oferece. Sabe por quê? Não são todos os modelos que estão adequados para atender a sua necessidade.

Por isso, a necessidade de fazer um planejamento, buscar informações sobre os modelos de motos e ver se os valores gerais cabem no orçamento não deve ser ignorada. 

E como fazer isso de forma eficiente? Para ajudar você na hora de comprar uma moto usada, a Carpivara criou esse artigo exclusivo com todas as informações necessárias. Acompanhe conosco e boa leitura!

Afinal, vale a pena comprar moto usada?

Em primeiro lugar, é importante entender que comprar moto usada é uma boa alternativa para quem deseja adquirir um veículo próprio. Principalmente para as pessoas que não estão com orçamento para adquirir um veículo novo.

Vale destacar que uma moto nova tem a desvalorização de 30% assim que é retirada da concessionária. 

O que isso significa? Caso o condutor compre uma moto de alguém que acabou de tirar o veículo da concessionária, ele pagará aproximadamente 30% a menos do valor que foi pago à vista. Uma grande economia, não é mesmo?

Agora, faça um cálculo dessa desvalorização anual que todas as motos têm a cada ano que passa. Isso torna a moto usada mais barata. 

Outro ponto importante: ao comprar uma moto usada, você terá uma reserva no orçamento para comprar acessórios adicionais para deixar seu veículo mais completo. Por exemplo: bagageiros, protetores de manopla, dentre outros itens.

Comprar moto usada vendedor apertando as mãos do comprador da moto

Qual a melhor forma de comprar moto usada?

Os valores de motos usadas podem variar de uma região para outra. Ou seja, o preço de mercado desses usados é baseado na oferta, demanda e no quanto os condutores estão dispostos a pagar pelo veículo.

Por exemplo, as cidades do litoral possuem um valor mais acessível por causa da maresia que desgasta mais o veículo. Nas cidades do interior, os valores também costumam ser mais baixos, já que é comum encontrar motos usadas com mais cilindradas nesta região.

Por isso é importante realizar uma pesquisa ampla e detalhada em algumas regiões além da sua localidade. Dessa forma, você terá maiores chances de conseguir uma boa compra.

Dicas para comprar moto usada

Realizar a compra de um veículo não é uma tarefa muito fácil e requer alguns cuidados. Isso vale para a compra de um veículo novo e principalmente para a aquisição de um veículo usado.

Por esse motivo, a Carpivara separou algumas dicas necessárias para seguir antes de comprar moto usada. Veja a seguir!

Confira o estado da moto

Uma das primeiras coisas que precisa ser feita é a análise do estado da moto usada. No entanto, caso não tenha muito conhecimento sobre motocicletas, leve um mecânico para fazer essa checagem.

O que deve ser analisado? Além da aparência, é importante analisar as condições da transmissão, os pneus e a parte elétrica. Por fim, não se esqueça de averiguar a quilometragem do veículo.

Comprar moto usada vendedor e comprador conversando

Faça um test drive

O test drive é importante porque assim você consegue entender o funcionamento da moto, a direção e estabilidade do veículo. 

Além disso, quando ligar o motor do seu futuro veículo, confira se existe algum ruído diferente, vazamento nas juntas e cheiro de óleo queimado. Se a moto tiver algum desses problemas, procure outra.

Avalie preços

Avaliar os preços é necessário para saber se o valor da moto escolhida irá caber no seu orçamento. No entanto, essa avaliação é necessária também para fazer um comparativo entre um modelo e outro. 

Como fazer essa avaliação? É possível avaliar a moto usada de diversas maneiras, entre elas: Tabela Fipe, Lojas físicas e internet. Outro ponto importante: Desconfie de valores que estejam muito abaixo do mercado.

Consulte a placa da moto

Antes de comprar moto usada, é extremamente necessário fazer uma consulta do histórico do veículo. Isso é importante para evitar dores de cabeça futuras com o investimento. Por exemplo, multas, licenciamento, dentre outros fatores.

Como consultar dados e histórico da moto?

Realizar uma consulta adequada é simples. Na Carpivara você pode fazer isso tranquilamente do conforto da sua casa, já que essa consulta pode ser feita por meio do site da empresa.

No site da Carpivara você terá acesso a todos os detalhes da sua futura moto. Além de toda a pesquisa ser feita de forma rápida e fácil.

Ao realizar sua consulta, você encontra uma série de informações, como: registro de leilões, indício de sinistro, multas existentes, informações cadastrais do veículo, dentre outros detalhes.

Comprar moto usada homem tirando foto da moto

A Carpivara te ajuda a comprar moto usada com segurança!

Agora que você realizou a leitura desse conteúdo, certamente já sabe como comprar moto usada, não é mesmo? Portanto, não espere mais para começar a sua pesquisa e garantir mais segurança em seu investimento. 

Se você ainda não decidiu sobre sua moto, analise todas essas informações mencionadas no conteúdo. E para fazer isso de forma eficiente, conheça a Carpivara!

Ao realizar sua consulta, você encontra uma série de informações, como: registro de leilões, indício de sinistro, multas existentes, informações cadastrais do veículo, dentre outros detalhes.

Ou seja: chega de dor de cabeça depois de comprar seu veículo usado. Aqui você terá todas as informações necessárias para avaliar se a moto escolhida será um bom negócio ou não.

Não fique parado, acesse o site  da Carpivara e faça já a sua  consulta do veículo de maneira intuitiva e eficaz. Não perca essa oportunidade!

E para não perder conteúdos completos sobre veículos e assuntos relacionados ao mundo automotivo, acompanhe o Blog da Carpivara agora mesmo. Esperamos por você!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *