Ao consultar a numeração do motor, o proprietário do veículo é capaz de analisar diversos detalhes sobre um veículo, além de descobrir possíveis adulterações e evitar problemas futuros com os órgãos de fiscalização. Ou seja, é um procedimento necessário para quem pensa em comprar um carro, principalmente os modelos usados.
Por isso, é importante conhecer onde a numeração se encontra e quais indícios podem indicar a originalidade da marcação. Além disso, assim como acontece com quem deseja consultar Renavam pela placa, o procedimento permite que o dono do carro se sinta seguro e tranquilo em qualquer tipo de negociação.
Acompanhe este conteúdo exclusivo da Carpivara e entenda melhor tudo que envolve consultar a numeração do motor do automóvel. Boa leitura!
Regulamentação brasileira sobre o número do motor
Antes de compreender a importância de consultar a numeração do motor, vamos contar um pouco a história de como aconteceu a regulamentação do item. De modo geral, até 1987, não havia nenhuma lei sobre o assunto, e as oficinas realizavam a troca e o cadastro de um novo número, sem qualquer tipo de controle.
Por esse motivo, o número de fraudes em todo o país disparou, gerando dados inconsistentes na Base de Índice Nacional (BIN). Por isso, uma lei específica determinou, a partir de 1994, que todas as alterações deviam passar pela notificação ao órgão responsável. No caso, o Detran de cada estado.
Posteriormente, uma mudança na legislação determinou que houvesse o credenciamento de oficinas para realizar a troca e remarcação de motores. E por fim, desde 2006, a vistoria na numeração dos motores tornou-se obrigatória. Contudo, apenas no ano seguinte, aconteceu a criação do Registro Nacional de Motores.
Mas afinal, como ter o motor do veículo regularizado?
Ao consultar a numeração do motor, só será possível acessar um item regularizado se ele tiver passado por todos os procedimentos obrigatórios, que são:
- Apresentação da nota fiscal no nome do proprietário do veículo e que contenha o número do motor;
- Autorização do órgão responsável, no caso de modificação do veículo;
- Nota fiscal do serviço de troca do motor ou, quando couber, declaração reconhecida em cartório;
- Inspeção do Inmetro com emissão do certificado de segurança do carro;
- Laudo cautelar do automóvel, com o decalque do motor e do chassi do veículo.
Além disso, o veículo deve estar sem débito, como por exemplo, multas ou pagamento de IPVA.
Veículos podem ser remarcados?
Sim, um veículo pode ser remarcado, assim como seu motor, se cumprindo a legislação em todos seus critérios, pode ter substituição por outro. Entretanto, a questão aqui não é sobre o procedimento e sim sobre a ciência do proprietário ou do futuro comprador.
Isso porque, de modo geral, a remarcação de um carro acarreta em desvalorização do veículo. Ou seja, ele passa a custar menos e pode não ter boa aceitação no momento da revenda ou ao solicitar um seguro automotivo.
Além disso, se feita de maneira clandestina, uma adulteração pode gerar multa e processo penal, enquanto um veículo com motor irregular faz com que seu condutor arque com 5 pontos na carteira e retenção do carro.
Passo a passo para consultar a numeração do veículo
Pelos motivos explicados acima, você não deve nunca adquirir um carro usado sem antes puxar a Carpivara e conferir todo o histórico do veículo. Em outras palavras, em nossas soluções permitem não apenas consultar a numeração do motor como:
- Acessar informações cadastrais;
- Conferir se há recalls pendentes ou se o carro foi batido;
- Verificar possíveis débitos pendentes e restrições;
- Saber se há indícios de furto ou roubo do veículo;
- Acessar dados como registro em leilões, remarketing, score, aceitação por seguros e muito mais.
Ou seja, em poucos minutos, você tem acesso ao histórico completo do carro e evita cair em fraudes ou ser vítima de uma compra que trará problemas no futuro.
Aprendeu como consultar a numeração do motor? Fique seguro com a Carpivara!
Agora que você já sabe como consultar a numeração do motor e outros pontos de atenção com um carro usado, não deixe de puxar a Carpivara e ter ao seu lado as informações necessárias para fechar um negócio com segurança.
Dessa forma, você conseguirá, por exemplo, verificar a probabilidade de aceitação do carro para seguro, valor da tabela FIPE, possível recall, restrições e muito mais.
E para realizar a consulta, o passo a passo é bem simples. Basta digitar a placa do veículo, realizar o cadastro em nosso site e obter o histórico completo.
Para outros conteúdos ou para conhecer nossas soluções sobre a procedência de veículos, continue no Blog da Carpivara!
Uma resposta
Ótimo