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 ECM: Desvendendando o que é e como funciona

O ECM ou Módulo de Controle do Motor seria o Controle do Módulo de Motor nas regiões brasileiras. Ele é o poder atrás do motor sendo totalmente otimizado. Anatomicamente, seria o “cérebro” do veículo que monitora todas as funções relacionadas ao automóvel para que ele mantenha sua eficiência.

 Funções do sistema

O Módulo de Controle do Motor ajusta a mistura de ar-combustível para garantir que seu veículo tenha o melhor desempenho com a menor ingestão de combustível possível. Acredite ou não, enquanto você dirige, ele está fazendo isso também, certificando-se de que a mistura queimada aconteça no momento certo para obter a melhor potência e eficiência.

Mas a lista não termina aí! ECM também verifica continuamente sensores de temperatura, oxigênio e pressão e ajusta constantemente as configurações do motor de acordo. ECM também garante que seu veículo esteja de acordo com as regulamentações ambientais e não emite mais gases do que deveria, como aponta a LEI Nº 8.723 que monitora qual a composição que pode prejudicar o meio ambiente.

Funcionamento do ECM 

O ECM é um sistema de controle de hardware e software que controla e monitora o motor. Ele pega as informações dos sensores, as processa e, em seguida, sinaliza os atuadores. Por exemplo, quando um dos sensores de oxigênio indica que a relação ar-combustível é muito rica (combustível em excesso em comparação com o ar), o ECM controla a injeção de combustível até que a mistura seja equilibrada.

Falhas comuns

Assim como grande parte de dispositivos eletrônicos, o ECM está sujeito a falhas no funcionamento. Por isso, é precisar ficar atento aos problemas que podem ocorrer para prevenir que maios danos estraguem o veículo. Uma boa dica é a manu tentação preventiva, mas além dessa dica, te informamos quais os problemas podem ocorrer:

1. Conexões corroídas ou frouxas: conexões corroídas ou frouxas podem causar falhas intermitentes no ECM.

2. Problemas de software: falta de programação ou software desatualizado pode causar mau funcionamento do módulo.

3. Dano físico: O ECM pode sofrer danos físicos com batidas ou movimentações bruscas do veículo.

Diagnosticar problemas se impossibilita sem alguns instrumentos especializados para o ECM, como os verificadores OBD-II, que tem utilidade para diagnosticar os códigos de erro armazenados no módulo. Os códigos de erro instruem os técnicos sobre qual é o problema. Um pequeno problema de software pode facilmente ter correção com uma reinicialização ou uma atualização. Mas, se o módulo estiver fisicamente danificado, então de uma substituição. Com o propósito de evitar isso, a manutenção preventiva do módulo pode ser frequentemente sugerida.

Com uma ECU funcionando de maneira eficiente, o motor opera em seu melhor potencial, e o motorista desfruta de um passeio suave e mesmo econômico. Estende a vida do motor também, pois todo o dano que poderia ser causado por componentes como mistura de combustível desequilibrada e ignição fora de sincronismo é evitado.

. Devido a todos esses controles e diagnósticos em andamento feitos pelo ECM, é muito importante ter a manutenção do veículo feita regularmente e é precisamente aí que a Carpivara pode ajudar a garantir que seu veículo esteja cuidado da melhor maneira o tempo todo.

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