Um filho na vida de uma pessoa tem compromissos como: alimentar, deixar ele limpo e manter a vigília sobre a sua saúde. Claro, nunca que um automóvel vai bater de frente com a importância de uma criança, mas a manutenção preventiva é praticamente cuidar de uma vida… só que a do seu veículo!
Por isso, você, motorista que pensa que é só comprar o carro e já está tudo certo, está muito enganado! É necessário ficar atento e principalmente conhecer bem o seu carro para realizar a manutenção preventiva de maneira correta.
Primeiros passos para uma boa manutenção preventiva
Tudo que você deve fazer para manter uma boa manutenção preventiva, sempre será variado de carro para carro. Mas existem pontos essenciais que todo o veículo deve ter para garantir para que o pior não aconteça no meio da estrada.
Comprou o carro e agora está questionando onde achar a informação sobre a manutenção preventiva dele? Abordaremos melhor esse tópico para que você saiba com quem e onde você acha um cronograma para cuidar do seu veículo.
Cronograma de manutenção preventiva
Para garantir um bom começo da sua manutenção preventiva é necessário se atentar ao cronograma recomendado pelo fabricante do carro.
Com um cronograma, você consegue conhecimento sobre as estruturas internas do seu veículo e tem uma base de como cuidar dele. Você consegue informações do cronograma em de várias formas, como:
1. Site do Fabricante
Muitos sites oferecem as informações sobre a manutenção do veículo e o cronograma online, facilitando o acesso das informações para o cliente antes mesmo da compra.
2. Manual do Proprietário
O manual de proprietário é uma das opções que pode te ajudar com a manutenção preventiva, já que oferece tudo que você deve saber sobre o veículo.
3. Concessionárias
Além do fato das concessionárias muitas vezes terem acesso aos cronogramas recomendados, os próprios vendedores de lá são bem especializados e fontes confiáveis a se pedir opiniões sobre a manutenção preventiva.
Com essas informações, resta uma missão: fazer a manutenção preventiva. Identificar o funcionamento do veículo e os problemas, caso ocorram. É aqui que você aprende não somente as situações do seu carro, mas o que é necessário para executar a manutenção preventiva.
Troca de Fluídos
É de extrema importância se organizar a respeito da troca de fluídos, que são os líquidos responsabilizados pelo funcionamento do sistema motriz do carro.
Em uma manutenção preventiva, os fluídos principais para manter o automóvel em bom estado são óleo do motor, que proporciona uma lubrificação no propulsor, o líquido de arrefecimento para equilibrar a temperatura do motor e os fluídos de transmissão, utilizado para as caixas manuais ou automáticas do veículo e o de freio, para bom funcionamento da frenagem.
Pneus regularizados resulta em viagem segura
O recomendado é que os pneus sejam sempre checados, mas principalmente em viagens você deve oferecer uma melhor supervisão, checando a pressão, equilíbrio e alinhamento dos pneus sempre antes da partida.
Claro que a checagem das engrenagens do carro não são o suficiente antes da compra de um. Por isso, garanta agora uma consulta com a Carpivara para não ficar desavisado de nenhuma informação quando for viajar.