Carpivara - Blog

Vistoria reprovada por quilometragem: o que fazer quando isso acontece?

vistoria reprovada por quilometragem

A vistoria reprovada por quilometragem de um veículo é uma situação que acende um alerta no proprietário do carro e causa diversos transtornos. Afinal, isso é um indicativo de adulteração no automóvel e a reversão do laudo acontece apenas de forma judicial.

Por isso, há fatores que devem ser acompanhados sempre que há a aquisição de um carro usado, como por exemplo, consultar Renavam pela placa e acessar todo o histórico do veículo. Porém, caso você não tenha feito isso e teve sua vistoria reprovada por quilometragem, confira o passo a passo que deve ser feito.

Afinal, o que é uma vistoria reprovada por quilometragem?

A vistoria reprovada por quilometragem acontece quando é detectada, durante o procedimento, uma possível adulteração ou incompatibilidade em relação à vistoria anterior do carro. Ou seja, quando a realidade do hodômetro é diferente do que o veículo já percorreu.

Nestes casos, o carro fica irregular e o proprietário precisa apresentar o laudo cautelar bloqueado para conferência dos órgãos de trânsito. Se for constatada a adulteração, o dono pode sofrer sanções judiciais. Caso contrário, o laudo é desbloqueado.

E mesmo que não haja uma tabela padrão de preços para solicitar um laudo cautelar, ele pode custar em torno de R$ 500 para os carros populares. Em alguns casos, podem ainda se basear no preço da Tabela FIPE.

Vistoria reprovada por quilometragem pode indicar crime de adulteração

De acordo com a Lei 8078/1990, adulterar a quilometragem do veículo é crime previsto pela lei brasileira e pode gerar detenção para o proprietário de 6 meses a um ano. Além disso, ele pode ser obrigado a pagar uma multa.

Por isso, quem teve a vistoria reprovada por quilometragem precisa buscar uma delegacia e registar um boletim de ocorrência. Após isso, será aberta uma investigação sobre a responsabilidade de quem fez o procedimento de adulteração.

Passo a passo para não ter a vistoria reprovada por quilometragem em um veículo usado

Para quem deseja evitar dores de cabeça e processos judiciais, a Carpivara possui uma solução simples e rápida para fazer antes de adquirir um veículo usado. Isso porque, em nosso site, existem 3 opções de consultas que permitem você acessar o histórico completo de qualquer veículo.

Dessa forma, é possível entender se a compra é realmente favorável e se o automóvel não te trará problemas técnicos, físicos ou documentais no futuro.

Vistoria reprovada por quilometragem

Como identificar possíveis adulterações na quilometragem de um carro

Alguns indícios costumam ser recorrentes em um veículo que tem a vistoria reprovada por quilometragem. Dentre eles, é possível destacar:

  • Inconsistência entre a condição dos pneus e a quilometragem marcada pelo hodômetro;
  • Informações da quilometragem da última revisão com pouca ou nenhuma alteração dos dados;
  • Marcas ou avarias próximas à parte interna do painel, causando suspeita sobre a remoção para adulteração do hodômetro;
  • Movimentação do velocímetro de modo incompatível com a velocidade ou uso do carro, entre outros.

Contudo, se mesmo com estes indicativos a dúvida sobre a adulteração não for completamente sanada, apenas o aval de um profissional especializado e de confiança  e a consulta ao histórico do veículo poderão assegurar que você não terá problemas futuros.

Outros itens que podem gerar reprovação na vistoria do carro

Além da vistoria reprovada por quilometragem, outros fatores e adicionais presentes em um veículo podem ocasionar uma situação irregular do carro. Por exemplo, itens de segurança, equipamentos obrigatórios ou o pagamento de impostos. A seguir, confira a lista completa do que se atentar para ter um automóvel aprovado na vistoria.

Faróis, faroletes, espelhos retrovisores e limpadores de para-brisas

Os quatro itens devem estar funcionando, em condições de uso regulares e sem qualquer avaria que comprometa suas características. Por isso, é necessário se atentar a reparos ou troca destes itens, caso haja qualquer problema com um deles.

Pneus

Os pneus são vistoriados de modo a analisar os sulcos e a condição de tráfego que garanta segurança ao condutor. Por isso, devem ser novos ou com o mínimo possível de desgastes.

Além disso, é obrigatório que o estepe também esteja apto para a troca, em qualquer momento que for necessário.

Vidros

A vistoria reprovada por quilometragem não é a única que deve preocupar os motoristas. Afinal, a avaliação das condições do carro verifica até mesmo se os vidros estão trincados, com película de proteção dentro das normas do Código Brasileiro de Trânsito e se não há rachaduras.

Itens que identificam o veículo para vistoria reprovada por quilometragem

Conforme abordamos anteriormente sobre a pesquisa do histórico do veículo a fim de evitar a vistoria reprovada por quilometragem, há outras questões que a medida pode contribuir para a legalidade do carro. Isso porque a confirmação da originalidade do automóvel é parte importante para o sucesso de uma vistoria.

Por isso, é necessário se atentar ao número de identificação do chassi, dos vidros e numeração do motor, além das etiquetas presentes no veículo.

Itens de segurança obrigatórios

Por fim, uma etapa primordial para garantir a aprovação da vistoria de um veículo diz respeito aos itens de segurança em conformidade com a legislação e condições adequadas para o uso. Por exemplo, podem citar a chave para retirada das calotas, o macaco, o extintor de incêndio e os cintos de segurança.

Vistoria reprovada por quilometragem

Aprendeu sobre a vistoria de um veículo? Fique seguro com a Carpivara!

Agora que você já sabe como funciona a vistoria reprovada por quilometragem e outros pontos de atenção com um carro usado, não deixe de puxar a Carpivara e ter ao seu lado as informações necessárias para fechar um negócio com segurança. 

E tem mais! Na Carpivara, você pode consultar outros dados essenciais para quem deseja comprar um carro usado, como por exemplo:

  • Indícios de roubo ou furto;
  • Indícios de sinistro;
  • Registro do veículo em leilões;
  • Débitos pendentes, remarketing, score e outros.

Dessa forma, você conseguirá, por exemplo, verificar a probabilidade de aceitação do carro para seguro, valor da tabela FIPE, possível recall, restrições e muito mais.

E para realizar a consulta, o passo a passo é bem simples. Basta digitar a placa do veículo, realizar o cadastro em nosso site e obter o histórico completo. 

Para outros conteúdos ou para conhecer nossas soluções sobre a procedência de veículos, continue no Blog da Carpivara!

Alienação fiduciária de veículo

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *