Carpivara - Blog

Rodízio no Carnaval será suspenso, saiba como funcionará

O Rodízio suspenso voltará a São Paulo para comemoração do Carnaval em 2024. A suspensão contribuirá para que o evento tenha uma maior fluidez no trânsito, e a segurança dos foliões, por isso, a Prefeitura de São Paulo anunciou novamente,

O último rodízio realizado em São Paulo foi no aniversário da cidade. A prefeitura prevê uma estrutura bem semelhante ao que aconteceu na suspensão recente.  

Mas o que significa isso?

A suspensão de rodízio nesse período acontece pela previsão da circulação de veículos no feriado, segundo as informações da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT). 

Dessa forma, o número de acidentes é evitável, pois pedestres constantes em todos os espaços e com a grande chance de grande parte estar alcoolizado. 

Como funcionará o rodízio?

Os dias e horários do rodízio suspenso estarão em vigor durante todo o período do Carnaval, de segunda-feira (12) a quarta-feira de cinzas (14), das 7h às 10h e das 17h às 20h.

As restrições de circulação seguem geralmente o esquema normal do rodízio, de acordo com o número final da placa do veículo. Portanto, as segundas-feiras, placas com final 1 e 2, as terças 3 e 4 e as quartas 5 e 6. 

Na questão de outras cidades, os veículos também ficarão isentos do rodízio durante esse período do Carnaval, finalizando no dia 14. 

Multa por descumprimento

 A multa pelo descumprimento do rodízio é de R$ 130,16, o que representa 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ações da prefeitura

A Prefeitura de São Paulo argumenta que o rodízio suspenso é uma medida necessária para que durante o Carnaval, enfatizando a importância evitar filas nas ruas e toda essa estrutura, pode diminuir em até 30% o número de carros nas ruas.

Além disso, o rodízio garante que o trânsito facilidade para os foliões e carros de emergência, ao mesmo tempo, melhora qualidade do ar no trânsito. 

Depois do Carnaval

A previsão é que depois do Carnaval (15) o trânsito encontre um pouco de dificuldades, pois apesar da volta do rodízio nesse dia, os bloquinhos continuarão após essa data, o que pode congestionar alguns lugares. 

O objetivo da Prefeitura de São Paulo é oferecer a maior leveza e segurança para os motoristas e pedestres, pois é um período em que a população anda pelas ruas. 

Esclarecimento de dúvidas 

Dúvidas sobre o funcionamento do rodízio no Carnaval com maiores detalhes podem ser encontrados em diferentes tipos de canais oferecidos pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Ao mesmo tempo, eles oferecem um serviço de atendimento, basta ligar para 1188.

A recomendação máxima é se dirigir, não beba, principalmente no momento de festas como é o Carnaval. Para prevenir que maiores acidentes aconteçam, a recomendação é sair de casa sem dirigir. Os transportes estarão em funcionamento e podem ser um bom substituto para momentos de festanças como esse. 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *